Permissões

As permissões são as definições que atribui às competências específicas.

Por exemplo, uma competência é "Começar novos temas" (nos fóruns).

Para cada cargo, as permissões para cada competência podem ter um dos quatro valores seguintes:

NÃO DEFINIDO
Esta é geralmente a definição por omissão. É uma configuração neutra que significa "usar qualquer definição que o utilizador já tiver". Se um cargo for atribuído a alguém (por exemplo numa disciplina) que tem esta definição no campo da permissão para uma competência, então a permissão real que terá será a mesma que já tinha em contextos de mais alto nível (por exemplo nas categorias de disciplinas ou no sítio). Se não tiver permissão a qualquer nível, então o utilizador não terá nenhuma permissão para essa competência.
PERMITIR
Esta escolha concede permissão para esta competência a pessoas a quem é atribuído o cargo em questão. Esta permissão aplica-se no contexto em que este cargo é atribuido e em todos os contextos de nível inferior. Por exemplo, se o cargo for o de aluno numa disciplina, então os alunos poderão "começar novos temas" em todos os fóruns dessa disciplina, A MENOS QUE algum fórum contenha uma revogação ou uma nova atribuiçao que lhe impeça ter essa competência.
IMPEDIR
Esta escolha retira permissões para esta competência, inclusivamente se os utilizadores com este cargo já tiverem essa permissão num contexto de nível superior.
PROIBIR
Isto é raramente necessário, mas ocasionalmente poderá querer negar permissões completamente a um cargo, duma maneira que não possa ser revogada em nenhum contexto de nível inferior. Um bom exemplo quando poderá precisar desta opção, é quando um administrador quer proibir uma pessoa de começar novos temas em qualquer dos fóruns no sítio. Neste caso pode-se criar um cargo com essa competência configurada para "Proibir" e atribuí-lo a esse utilizador no contexto do sítio.

Resolução de conflitos das permissões

As permissões num contexto de nível inferior geralmente revogam as permissões em qualquer contexto superior (isto aplica-se tanto a revogações como a cargos atribuídos). A excepção é PROIBIR que não pode ser revogada em níveis inferiores.

Se forem atribuídos dois cargos a uma pessoa, no mesmo contexto, um com PERMITIR e outro com IMPEDIR, qual deles terá prioridade? Neste caso, o Moodle decidirá olhando para os contextos superiores.

Por exemplo, um aluno tem dois cargos numa disciplina, um que lhe permite começar novos temas nos fóruns, e um que o impede. Neste caso, procura-se nas categorias de disciplinas e no sítio alguma outra permissão que ajude a decidir. Se não se encontrar nenhuma, por omissão será usada IMPEDIR (porque as duas definições anulam-se mutuamente, deixando o aluno sem nenhuma permissão).

Excepções especiais

Note que o cargo de visitante será geralmente impedido de afixar conteúdos (por exemplo, nos fóruns, entradas do calendário, blog) mesmo se lhe for atribuída a competência para o fazer.

Veja também: Cargos, Contextos, Atribuição de cargos e Revogações.

Índice de todos os ficheiros de ajuda